• Resumo

    UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PARA MUDANÇA DE CONTEÚDO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO COMPARATIVO DE CASOS EM PEQUENAS EMPRESAS DE MASSAS ALIMENTÍCIAS NO PARANÁ

    Data de publicação: 28/10/2009
    Este estudo procura identificar quais são os principais recursos utilizados para execução de mudanças de conteúdo estratégico em três pequenas empresas de massas alimentícias. A coleta de dados constituiu-se de entrevistas com utilização de questionário semi-estruturado, bem como anotações de campo, observação não participante e, ainda, informações obtidas por meio de dados secundários. São entrevistados os dirigentes do nível tático-estratégico. A partir de análise de conteúdo e técnica de triangulação chega-se aos principais recursos utilizados pelas empresas. Num primeiro momento, destacam-se os recursos arquitetura estratégica e os organizacionais. A arquitetura estratégica está vinculada aos relacionamentos da empresa com outras organizações, enquanto que os organizacionais são de caráter interno. Em sentido estrito, recursos organizacionais e arquitetura estratégica formam um único tipo de recurso.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal