CONSUMER CULTURE THEORY E ASSEMBLAGE THEORY:
INTERLOCUÇÕES E PROPOSTA DE UMA AGENDA DE PESQUISA
Palavras-chave:
Agencement, Assemblage Theory, Consumer Culture Theory (CCT), Consumo, CulturaResumo
Objetivo: discutir uma proposta de relação entre Assemblage Theory e Consumer Culture Theory, evidenciando possíveis questões para composição de uma agenda para os pesquisadores de ambas as teorias, a partir de suas interseções.
Design/metodologia/abordagem: o artigo discute os elementos relevantes de cada uma das perspectivas teóricas, avança na discussão dos pontos de interseção e, por fim, apresenta uma agenda de pesquisa com questões emergentes.
Resultados: evidenciaram-se muitas oportunidades de se estabelecer uma conversação entre as duas perspectivas, considerando-se as pesquisas em Consumo, especialmente no contexto brasileiro, uma vez que o país apresenta riqueza cultural e diversificada, no que tange a questões históricas, sociais, econômicas e demográficas. A Assemblage Theory constitui-se, conforme evidenciado, numa opção efetiva para fundamentação das pesquisas ligadas à Consumer Culture Theory, por ser adequada para investigação do consumidor e suas relações culturais.
Originalidade: o artigo joga luz sobre pontos de interseção entre as duas teorias com o objetivo de apontar novos entendimentos de fenômenos sobre o consumo, os quais seus elementos heterogêneos podem permanecer unidos sem necessariamente formar um todo coerente, evidenciando que, antes de entender os fenômenos culturais como gestalts ou organizações holísticas, deve-se considerar uma análise contingencial dos alinhamentos estabelecidos pelos diferentes elementos, moldados recursivamente, que afetam suas relações.
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