QUAL É MESMO O NOSSO PROBLEMA?

DESAFIOS ÀS COMPRAS PÚBLICAS DE INOVAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Compras Públicas, Inovação, Análise de problemas, Enquadramento de problemas

Resumo

Dilema: Que conceitos, abordagens e técnicas poderiam compor uma estratégia de capacitação dos servidores públicos estaduais para minimizar os riscos de problemas jurídicos na execução de compras públicas de inovação?

Objetivo educacional: Discutir questões relativas a compras públicas de inovação. Nas notas de ensino constam como objetivos compreender as implicações legais e os desafios gerenciais associados a compras públicas de inovação, a importância da etapa de análise de problemas no processo de inovação, a centralidade do usuário e a natureza não linear/iterativa desse processo, e o ferramental para análise e enquadramento de problemas.

Contextualização: O caso trata das repercussões gerenciais do Decreto n. 842/2020, que dispõe sobre a contratação de soluções inovadoras, publicado pelo estado de Santa Catarina. Na medida em que o novo instrumento transfere a lógica das compras públicas da especificação do objeto a ser contratado para a descrição de problema que suscita solução desconhecida, requer competências inexistentes nos servidores.

Tema principal: Compras públicas de inovação.

Público: Pode ser utilizado em cursos de Graduação e Pós-graduação em Administração, Administração Pública e Gestão Pública, nas disciplinas Gestão da Inovação, Inovação no Setor Público, Compras Públicas, Licitações e Contratos.

Originalidade/valor: O tema está na pauta de gestores públicos nos âmbitos nacional e internacional. São muitos os desafios gerenciais que o cercam. Dada à sua novidade, são poucos os trabalhos existentes na literatura. Tem valor não apenas à Gestão Pública, mas também a empreendedores que percebem no poder de compra do Estado a abertura de uma larga avenida de oportunidades de negócios.

Publicado

2023-09-14

Edição

Seção

Caso para Ensino