QUAL É MESMO O NOSSO PROBLEMA?
DESAFIOS ÀS COMPRAS PÚBLICAS DE INOVAÇÃO
Palavras-chave:
Compras Públicas, Inovação, Análise de problemas, Enquadramento de problemasResumo
Dilema: Que conceitos, abordagens e técnicas poderiam compor uma estratégia de capacitação dos servidores públicos estaduais para minimizar os riscos de problemas jurídicos na execução de compras públicas de inovação?
Objetivo educacional: Discutir questões relativas a compras públicas de inovação. Nas notas de ensino constam como objetivos compreender as implicações legais e os desafios gerenciais associados a compras públicas de inovação, a importância da etapa de análise de problemas no processo de inovação, a centralidade do usuário e a natureza não linear/iterativa desse processo, e o ferramental para análise e enquadramento de problemas.
Contextualização: O caso trata das repercussões gerenciais do Decreto n. 842/2020, que dispõe sobre a contratação de soluções inovadoras, publicado pelo estado de Santa Catarina. Na medida em que o novo instrumento transfere a lógica das compras públicas da especificação do objeto a ser contratado para a descrição de problema que suscita solução desconhecida, requer competências inexistentes nos servidores.
Tema principal: Compras públicas de inovação.
Público: Pode ser utilizado em cursos de Graduação e Pós-graduação em Administração, Administração Pública e Gestão Pública, nas disciplinas Gestão da Inovação, Inovação no Setor Público, Compras Públicas, Licitações e Contratos.
Originalidade/valor: O tema está na pauta de gestores públicos nos âmbitos nacional e internacional. São muitos os desafios gerenciais que o cercam. Dada à sua novidade, são poucos os trabalhos existentes na literatura. Tem valor não apenas à Gestão Pública, mas também a empreendedores que percebem no poder de compra do Estado a abertura de uma larga avenida de oportunidades de negócios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Alcance, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão a Revista Alcance, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.