EXAMINANDO OS ANTECEDENTES DA RECUPERAÇÃO DE SERVIÇO COCRIADA E SUA RELAÇÃO COM A SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR
Palavras-chave:
Participação inicial, Satisfação, Engajamento, Atribuição de falhaResumo
Objetivo: Este estudo teve como objetivo investigar o impacto da participação inicial do consumidor na entrega de serviço e do engajamento do cliente sobre a recuperação de serviço cocriada, e como tal forma de reparação de falhas influi sobre a satisfação do consumidor pós-recuperação.
Design / Metodologia / Abordagem: Realizou-se uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa a partir do método survey, com 189 consumidores brasileiros do setor de hospitalidade. Os dados foram analisados por meio da Modelagem de Equações Estruturais, por estimativa PLS.
Resultados: Os achados demonstram que as situações de recuperação não se tratam apenas de tratamentos para falhas decorrentes do processo de serviço, mas devem ser observadas como um processo social, em que os prestadores e consumidores precisam estar envolvidos para a obtenção de benefícios mútuos. Os resultados permitem inferir que o cliente altamente engajado e que participa da entrega inicial do serviço apresenta maior disposição para colaborar com o processo de recuperação.
Originalidade: A pesquisa investiga uma tipologia de recuperação de falhas de serviços que vem, atualmente, ganhando popularidade nos estudos sobre a temática. Além disso, incorpora dois antecedentes da recuperação cocriada que foram pouco explorados anteriormente, sobretudo, no contexto brasileiro, e que podem trazer informações pertinentes para eficientes reparações de falhas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Neste termo de responsabilidade certifico(amos) que participei(amos) da elaboração do artigo anexo, desta forma tornando pública a minha(nossa) responsabilidade pelo seu conteúdo. Declaro(amos) que não omitimos quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre eu (nós) e entidades e / ou instituições que possam ter interesse na publicação deste artigo. Certifico(amos) que o artigo é original e que o trabalho, no todo ou em parte, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha (nossa) autoria, não foi enviado a outro periódico e não será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Alcance, em qualquer formato (impresso ou eletrônico). Neste termo de consentimento, os autores relacionados dão permissão a Revista Alcance, no caso de aprovação pelo Conselho Editorial dessa, para a publicação do artigo anexo em cópia eletrônica em edição regular da revista, e para o envio a base de dados.