O PROCESSO DE ALINHAMENTO ENTRE ESTRATÉGIAS E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Data de publicação: 30/04/2010
A atual realidade competitiva, que apresenta disputas cada vez mais acirradas, exige das organizações
um ajuste dinâmico de suas ações a fi m de se tornarem altamente mutáveis. Este quadro faz com que
sejam repensadas as premissas de condução e gestão da empresa ainda baseada em uma racionalidade
instrumental que prima pelo controle e pela organização. Mas, como alinhar esses novos processos à
estratégia da empresa? Como defi nir o caminho a seguir e garantir sucesso na implementação das novas
estratégias e modelos de orientação do capital humano? Almejando encontrar respostas para estas
perguntas, este artigo tem o objetivo de verifi car as relações existentes entre a gestão por competências,
as estratégias delineadas pela organização e o processo de alinhamento estratégias-competências por
meio de um estudo teórico-científi co que revise os principais escritos acadêmicos sobre tais temas. Por
fi m, também se discute como os instrumentos de alinhamento podem facilitar a gestão e comunicação do
processo estratégico por meio do mapeamento e desenvolvimento das competências organizacionais.