• Resumo

    O CONTEXTO COMPETITIVO NACIONAL E A RELEVÂNCIA ESTRATÉGICA DAS SUBSIDIÁRIAS DE CORPORAÇÕES MULTINACIONAIS ESTRANGEIRAS NO BRASIL

    Data de publicação: 04/09/2008
    O propósito deste artigo é analisar a influência das condições do contexto competitivo no desenvolvimento de Subsidiárias com Relevância Estratégica (SRE) no Brasil. Foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório com uma amostra de 118 das 1.000 maiores subsidiárias de capital estrangeiro no Brasil. Os resultados mostram que as políticas do governo desempenham um papel central para o desenvolvimento das SREs no país. Além disso, os setores com uma orientação competitiva global, em vez de puramente local, apresentam maior probabilidade de desenvolver SREs. Em oposição à literatura hegemônica, os fatores relacionados ao “diamante” da vantagem competitiva nacional (PORTER, 1990), não mostraram nenhuma correlação significativa com o desenvolvimento de SREs em uma grande economia em desenvolvimento, como a do Brasil.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal