• Resumo

    IMPACTO SOCIOAMBIENTAL DAS AGLOMERAÇÕES INDUSTRIAIS NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL: O CASO DA ATIVIDADE TÊXTIL-VESTUARISTA DO ALTO VALE DO ITAJAÍ – SANTA CATARINA

    Data de publicação: 05/12/2011
    Este trabalho tem como objetivo resgatar experiências de desenvolvimento, sintonizados com o desenvolvimento territorial sustentável, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Para tanto, buscou-se avaliar os impactos socioambientais da aglomeração industrial têxtil-vestuarista do Alto Vale do Itajaí. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e quantitativa, aliando as técnicas de entrevistas semiestruturadas à aplicação de questionários. Os resultados do estudo demonstraram as limitações relacionadas à articulação dessa atividade industrial com a questão socioambiental e o longo prazo. Todavia, também foram apontadas margens de manobra que sinalizam para a internalização gradativa da dimensão socioambiental pelos atores locais. Numa visão prospectiva, observa-se a necessidade de serem estimuladas, a partir de uma construção coletiva, de propostas que assumam o desenvolvimento territorial sustentável.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal