• Resumo

    UMA INVESTIGAÇÃO DA CENTRALIDADE E DA DENSIDADE DE UMA REDE DE EMPRESAS QUE ATUAM NA REALIZAÇÃO DE FESTAS E DE CASAMENTOS

    Data de publicação: 16/07/2013
    O objetivo deste trabalho é o de explorar as relações existentes entre empresas que atuam na realização de festas de casamentos. Foi utilizada a abordagem da análise de redes sociais. Esse grupo caracteriza-se como um Arranjo Produtivo Local. Para se avaliar os relacionamentos entre as empresas, foram introduzidas duas variáveis dicotômicas baseadas nas assertivas: trocar informações e trabalhar juntas. Dessa forma, o fluxo de informações e o trabalho conjunto, focados sob a lente da análise de redes sociais, apresentam o relacionamento entre as empresas, que se configura como um dos ganhos competitivos das redes de cooperação. Os dados foram tabulados e organizados em softwares de planilha eletrônica (MSEXCEL) e análise de redes (UCINET), com a obtenção de estatísticas descritivas e métricas de centralidade e densidade. Constatou-se heterogeneidade no relacionamento colaborativo com baixa centralidade e baixa densidade da rede. O grupo apresenta um padrão muito baixo em termos de relacionamento, havendo a necessidade de incrementar a troca de informação entre os membros e de motivá-los a trabalhar mais em conjunto. De outro modo, não haverá vantagens de se manter na rede.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal