UMA INVESTIGAÇÃO DA CENTRALIDADE E DA DENSIDADE DE UMA REDE DE EMPRESAS QUE ATUAM NA REALIZAÇÃO DE FESTAS E DE CASAMENTOS
Data de publicação: 16/07/2013
O objetivo deste trabalho é o de explorar as relações existentes entre empresas que atuam na realização
de festas de casamentos. Foi utilizada a abordagem da análise de redes sociais. Esse grupo caracteriza-se
como um Arranjo Produtivo Local. Para se avaliar os relacionamentos entre as empresas, foram introduzidas
duas variáveis dicotômicas baseadas nas assertivas: trocar informações e trabalhar juntas. Dessa forma,
o fluxo de informações e o trabalho conjunto, focados sob a lente da análise de redes sociais, apresentam
o relacionamento entre as empresas, que se configura como um dos ganhos competitivos das redes de
cooperação. Os dados foram tabulados e organizados em softwares de planilha eletrônica (MSEXCEL)
e análise de redes (UCINET), com a obtenção de estatísticas descritivas e métricas de centralidade e densidade. Constatou-se heterogeneidade no relacionamento colaborativo com baixa centralidade e baixa
densidade da rede. O grupo apresenta um padrão muito baixo em termos de relacionamento, havendo
a necessidade de incrementar a troca de informação entre os membros e de motivá-los a trabalhar mais
em conjunto. De outro modo, não haverá vantagens de se manter na rede.