• Resumo

    LOGÍSTICA REVERSA E MODELO DE NEGÓCIO: O IMPACTO DAS RESOLUÇÕES Nº 258\99 E Nº 416\09 NA INDÚSTRIA DE PN–EUMÁTICOS DO BRASIL

    Data de publicação: 14/11/2014
    A recente Lei Ambiental no Brasil estabelece a obrigatoriedade no desenvolvimento e na implementação da logística reversa, abrangendo todos os setores da atividade econômica e atores da cadeia de valor. A cadeia de valor é um dos componentes essenciais da estrutura organizacional e, consequentemente, de um modelo de negócio. O objetivo deste estudo foi identificar as mudanças no modelo de negócio por meio de alterações na cadeia de valor, quando considerada a adição de atividades do escopo da logística reversa. A metodologia adotada foi a de estudo de caso. Foram entrevistadas três empresas: a fabricante de pneus, a revendedora e a empresa de gerenciamento de resíduos. O resultado da análise revelou que, do ponto de vista do fabricante, houve uma alteração no modelo de negócio por meio da terceirização, tanto da gestão quanto das atividades operacionais da rede reversa. Por outro lado, no elo seguinte da cadeia, no revendedor oficial, houve alterações na estrutura organizacional.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal