O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO SOB O OLHAR COMPORTAMENTAL: ESTUDO LONGITUDINAL DOS CASOS MERCADOLIBRE E EBAY
Data de publicação: 19/08/2014
Foram estudados de forma qualitativa os casos das empresas de comércio eletrônico MercadoLibre, criada na Argentina em 1999, e eBay, concebida nos Estados Unidos em 1995, desde sua fundação até 2012. Os casos foram analisados utilizando arcabouço da literatura sobre internacionalização de empresas, contemplando tendências globais e fatores do país, da indústria, da empresa e do empreendedor. Foi constatada interação entre as quatro principais abordagens comportamentais sobre o processo de internacionalização: Modelo de Uppsala, perspectiva de networks, empreendedorismo internacional e Born Globals, sendo que nenhuma delas, de forma isolada, seria capaz de explicar os processos observados. Foi também encontrada forte relação entre a importância estratégica do país escolhido e o modo de entrada ou de operação seguido. Países com maior importância estratégica passavam a ser operados a partir de subsidiárias locais, enquanto países de menor importância possuíam operação remota.