• Resumo

    O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DE COMÉRCIO ELETRÔNICO SOB O OLHAR COMPORTAMENTAL: ESTUDO LONGITUDINAL DOS CASOS MERCADOLIBRE E EBAY

    Data de publicação: 19/08/2014
    Foram estudados de forma qualitativa os casos das empresas de comércio eletrônico MercadoLibre, criada na Argentina em 1999, e eBay, concebida nos Estados Unidos em 1995, desde sua fundação até 2012. Os casos foram analisados utilizando arcabouço da literatura sobre internacionalização de empresas, contemplando tendências globais e fatores do país, da indústria, da empresa e do empreendedor. Foi constatada interação entre as quatro principais abordagens comportamentais sobre o processo de internacionalização: Modelo de Uppsala, perspectiva de networks, empreendedorismo internacional e Born Globals, sendo que nenhuma delas, de forma isolada, seria capaz de explicar os processos observados. Foi também encontrada forte relação entre a importância estratégica do país escolhido e o modo de entrada ou de operação seguido. Países com maior importância estratégica passavam a ser operados a partir de subsidiárias locais, enquanto países de menor importância possuíam operação remota.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal