• Resumo

    A UTILIZAÇÃO DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS COMO INSTRUMENTO DE APOIO A GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS: UM ESTUDO DE CASO NO ESTADO DO CEARÁ

    Data de publicação: 30/07/2008
    O objetivo geral da pesquisa é investigar o grau de utilização das demonstrações contábeis no processo de gestão. Partiu-se do pressuposto de que os gestores das Organizações Não-Governamentais tomam decisões baseadas em informações contábeis. Neste trabalho, de caráter exploratório e natureza qualitativa, utilizou-se investigação bibliográfica e documental para subsidiar teoricamente a pesquisa e estudo de caso, com aplicação de entrevistas estruturadas nas 10 maiores ONGs do Estado do Ceará, visando colher dados sobre a elaboração e a utilização das demonstrações contábeis como instrumento de gestão. Concluiu-se que em sua gestão apenas parte das organizações pesquisadas utiliza-se dos dados da contabilidade tradicional. A maioria delas não usa demonstrações não-tradicionais e não avalia desempenho com base em dados presentes nas demonstrações contábeis.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal