• Resumo

    ESTRATÉGIAS DE COOPERAÇÃO PARA A COMPETITIVIDADE NO SETOR TÊXTIL BRASILEIRO / COOPERATION STRATEGIES FOR COMPETITIVENESS IN THE BRAZILIAN TEXTILE SECTOR

    Data de publicação: 26/11/2015
    O cenário competitivo determinado pelo avanço da globalização desafia as empresas a buscar opções estratégicas de inserção no mercado internacional, não somente para atuação em diferentes países como também para a competitividade local. Como esse desafio é comum a diferentes agentes de um mesmo setor de atividade, a adoção de estratégias de cooperação entre fornecedores, compradores e até mesmo concorrentes pode ser um caminho para o fortalecimento competitivo de todos. Com o propósito de conhecer possíveis contribuições que a cooperação proporciona à competitividade das empresas do setor têxtil na internacionalização de negócios, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, envolvendo entrevistas com profissionais que atuam em diferentes segmentos da cadeia produtiva têxtil e análise de documentos e publicações que refletem dados conjunturais. Os dados revelam que a internacionalização ocorre predominantemente via inserção comercial e, em menor escala, por inserção produtiva. Também se evidencia que estratégias cooperativas podem contribuir à internacionalização de empresas do setor face ao potencial de redução de custos, evolução tecnológica e otimização de processos. Apesar do reconhecimento desse potencial em um cenário de competição internacional, contudo, essa cooperação tem se revelado menor do que poderia ser, principalmente devido à resistência a compartilhar informações com concorrentes. Palavras-Chave: Cooperação. Competitividade. Internacionalização. Abstract The competitive landscape determined by the advance of globalization challenges companies to pursue strategic options for insertion in the international market, not only to operate in different countries, but also for local competitiveness. As this is a common challenge to different players in the same sector of activity, the adoption of cooperation strategies between suppliers, customers and even competitors may be means of competitive strengthening of all. Seeking to identify possible contributions that the adoption of cooperative strategies provides for the competitiveness of Brazilian companies in the textile sector, in terms of the internationalization of business, an exploratory qualitative study was carried out involving interviews with professionals operating in diferente segments of the textile production chain. Documents and publications concerning this industry were also analyzed. The research reveals that internationalization occurs predominantly through trading inclusion and, to a smaller extent, productive insertion. It also shows that cooperative strategies can contribute to the internationalization of companies through potential cost reduction, technological evolution, and optimization of processes. However, despite the potential of operating an international competition scenario, this cooperation has proven to be less extensive than it could be, mainly due to a reluctance to information sharing among direct competitors. Keywords: Cooperation. Competitiveness. Internationalization.

Revista Alcance

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