CONTEXTO, CONTEÚDO E PROCESSO DA MUDANÇA ESTRATÉGICA EM UMA ENTIDADE DE CLASSE DA INDÚSTRIA BRASILEIRA
Data de publicação: 29/09/2016
O presente artigo tem como objetivo analisar a mudança estratégica realizada por uma federação das indústrias brasileira, utilizando como abordagem teórica as dimensões de contexto, conteúdo e processo, sugeridas por Pettigrew (2013) para o estudo sobre o tema nas organizações. A pesquisa, caracterizada como um estudo de caso qualitativo, utilizou como evidência, entrevistas, documentos e arquivos de uso público, a fim de responder a questão norteadora: como ocorreu a mudança estratégica no Sistema FIEC, no período de 2009 a 2014, em termos de contexto, conteúdo e processo? Como resultado, foi possível identificar um contexto externo marcado por baixos níveis de investimento, inovação e produtividade e um contexto interno pela revisão do planejamento estratégico. Como conteúdo da mudança, projetos de tecnologia da informação, marketing e custos. Quanto ao processo, observou-se que, a partir da avaliação do ambiente pelas lideranças estratégicas, foram desenvolvidos projetos, que, apesar de iniciarem em períodos distintos, faziam parte de uma mesma estratégia que visava à ruptura de uma cultura de passividade, buscando uma inteligência organizacional que passava pela integração da atuação das organizações.