IMAGEM BRASIL NA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR ESTRANGEIRO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA
Data de publicação: 24/02/2017
O objetivo do artigo foi avaliar a percepção de consumidores estrangeiros em relação à imagem do Brasil, por meio de uma abordagem prática. Dois estudos utilizando surveys foram realizados, e estatísticas descritivas foram analisadas para comparar a imagem do Brasil em relação à de outros países, para diferentes produtos. No primeiro estudo, consumidores italianos avaliaram a imagem país de Brasil e França em relação a refrigeradores e refeições prontas de camarão. No segundo estudo, latinos e franceses avaliaram a imagem país de Brasil e Alemanha em relação a frutas, eletrodomésticos e roupas. Os dois estudos revelam que a dimensão cognitiva de capital humano e de desenvolvimento tecnológico/econômico do Brasil é avaliada negativamente e consideravelmente inferior à de países com maior nível de desenvolvimento. Por outro lado, o país é percebido de forma favorável quando se levam em consideração os aspectos afetivos com relação ao país. Há também uma associação positiva do Brasil com seus elementos naturais, seu clima e a fertilidade do solo, que impactam positivamente a imagem de produtos ligados a esses atributos, como alimentos, por exemplo. Os resultados dos estudos trazem importantes implicações para gestores, especialmente em relação à utilização da marca Brasil para a internacionalização de produtos brasileiros.