Mensurando a Qualidade de Serviços Logísticos e Intenções Comportamentais de Varejistas: um estudo empírico na indústria de refrigerantes
Published date: 16/12/2009
Em um cenário de alta concorrência, recentes alterações nas estruturas competitivas de mercados consumidores sugerem que o poder dos canais de marketing tem aumentado com relação à indústria. Por outro lado, a logística tem sido apontada com elemento diferenciador, capaz de gerar vantagem competitiva para as organizações. Contudo, são escassos os estudos que buscam explorar as intenções comportamentais de varejistas, como decorrência dos serviços logísticos prestados pela indústria. Considerando estas hipóteses, elaborou-se uma pesquisa que procurou mensurar a qualidade logística prestada pela indústria de refrigerantes e as intenções comportamentais de varejistas de pequeno porte. Através de uma survey com 362 respondentes, buscou-se validar escalas de mensuração de qualidade logística e intenções comportamentais. O trabalho analisou as relações entre qualidade de serviços logísticos e satisfação com as intenções comportamentais de varejistas de forma inovadora, organizado-os em uma cadeia nomológica estruturada. Também propõe a criação do LSQI (Logistics Service Quality Index), que busca mensurar a Qualidade dos Serviços de uma forma agregada, permitindo comparações entre concorrentes e a fixação de metas para aprimoramento da gestão e aumento da competitividade.