• Abstract

    DA CONGRUÊNCIA DE VALOR ENTRE BOUNDARY SPANNERS À SATISFAÇÃO EM MERCADOS B2B: UMA PERSPECTIVA TEÓRICA

    Published date: 05/10/2018
    Os relacionamentos interorganizacionais dependem, entre outros fatores, das relações interpessoais desenvolvidas pelos agentes que atuam como representantes das empresas no mercado, os chamados boundary spanners. Como qualquer outro indivíduo, esses atores têm valores pessoais que influenciam seu comportamento e, por consequência, o desempenho da organização em que esse indivíduo atua. Por isso, selecionar parceiros comerciais que tenham valores semelhantes pode interferir no nível de satisfação em um relacionamento B2B. Para entender essas relações, este artigo, de cunho teórico, buscou na literatura o subsídio para a criação de hipóteses que ampliem o conhecimento sobre a influência da congruência de valores entre os boundary spanners e sua relação com a satisfação do relacionamento interorganizacional. Como resultado, foram desenvolvidas cinco hipóteses a serem testadas empiricamente em pesquisas futuras, com o intuito de corroborar os resultados teóricos, apresentadas sinteticamente em um modelo teórico.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal