• Abstract

    ROTINAS EVOLUCIONÁRIAS: IDENTIFICAÇÃO DE UM FRAMEWORK A PARTIR DO RESGATE DO INDIVIDUALISMO METODOLÓGICO, DO PATH DEPENDENCE E DA MEMÓRIA ORGANIZACIONAL

    Published date: 05/10/2018
    O objetivo deste ensaio teórico é a composição de um framework para o estudo das rotinas evolucionárias, decorrentes de inferência relacionadas a memória organizacional, path dependence e individualismo metodológico. O framework adota a lógica do individualismo metodológico (1), individualismo metodológico interacionista (2), método analítico compositivo-genético causal (3) e microeconomia sistêmica (4). Na segunda inferência tem-se além da aprendizagem a possibilidade de atenuação do conceito de irreversibilidade do path dependence. Na inferência em prol da mudança, tem-se no individualismo metodológico interacionista (2) os agentes dotados de seus repertórios interagindo na seleção e retenção por meio de suas memórias transativas, proporcionando assim a ligação entre os repertórios individuais e a rotina contribuindo com o sistema generativo do construto. Como elementos limitantes do estudo tem-se a necessidade de ampliar conceitos da gestão sistêmica e auto-organização no contexto da economia evolucionária. Contudo, estudos empíricos podem ser desenvolvidos tomando por base esse framework.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal