• Abstract

    Intersecções Entre Clima e Comprometimento Organizacional: Uma Análise dos Antecedentes, Dimensionalidade e Encontros entre Construtos

    Published date: 19/05/2011
    O exame dos consequentes do clima organizacional sobre variáveis comportamentais e atitudinais do indivíduo no trabalho é um campo de pesquisa bem desenvolvido, mas que continua a estimular mais investigações. Buscando ampliar a teorização acerca dos construtos clima organizacional e um de seus resultados atitudinais (i.e., comprometimento organizacional) é que este trabalho foi desenvolvido. Assim, o objetivo geral no presente trabalho é verifi car qual a infl uência da percepção de clima organizacional sobre cada uma das três dimensões do comprometimento organizacional (afetiva, normativa, instrumental). O método de pesquisa adotado foi o levantamento (survey) e a amostra do estudo foi composta de 254 funcionários de 9 organizações. Em relação aos resultados pode ser destacado, inicialmente, que a percepção de clima se apresentou como um construto unidimensional. Em adição, os resultados encontrados apontam para uma variação relevante no poder preditivo do primeiro construto (clima organizacional) sobre a variável dependente (comprometimento organizacional) em suas 3 dimensões. Conclui-se o trabalho destacando a existência de uma hierarquia na intensidade dos efeitos do clima sobre as dimensões do comprometimento; respectivamente sobre as dimensões afetiva (47%), normativa (24,2%) e instrumental (2,7%). PALAVRAS-CHAVE: clima organizacional; comprometimento; dimensionalidade fatorial.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal