CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO INTERNACIONAL: UM ESTUDO DO ACESSO DE EMPRESAS CEARENSES AO MERCADO EXTERIOR
Published date: 28/10/2009
O objetivo dessa pesquisa é identificar os canais de distribuição internacional
utilizados pelas empresas exportadoras cearenses e analisar a importância do canal mais
comumente utilizado para a mudança da condição de não-exportadora para exportadora.
Trata-se de uma pesquisa exploratória, tendo sido aplicado um questionário numa amostra
não-probabilística por acessibilidade de 26 empresas. Os resultados comprovaram a seleção
do canal de distribuição indireto como principal forma inicial de acesso das empresas
exportadoras cearenses ao mercado internacional; que essa seleção recai sobre o uso do
intermediário; que o estímulo para envolvimento inicial também se dá através de pedidos
feitos por terceiros. Percebeu-se uma evolução do canal indireto para o canal direto entre o
início das exportações pelas empresas pesquisadas e o atual estágio e que as principais razões
citadas para o canal que utilizam no momento são relacionadas à capacidade financeira e
gerencial das empresas.