• Abstract

    GESTÃO SOCIAL NO VAREJO: DISCUSSÕES TEÓRICAS E PESQUISA EMPÍRICA

    Published date: 28/10/2009
    Verifica-se, atualmente, um crescente interesse por parte de diversas empresas pelo tema responsabilidade social. Observa-se também que o comércio varejista não tem ficado alheio a essas discussões. dessa forma, o presente artigo discute o tema responsabilidade social no varejo. Além disso, descreve os resultados de uma pesquisa empírica realizada em empresas varejistas da cidade de Belo Horizonte com o intuito de verificar o nível de atuação social dessas empresas. Para isso, utilizou-se de escalas desenvolvidas por Maignan & Ferrell (2001) e o modelo de Carroll (1991) para a performance social corporativa. Os resultados revelaram que as empresas investigadas parecem apresentar uma maior preocupação com questões legais, ou seja, uma tendência em se preocupar com as obrigações impostas pelas leis.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal