• Abstract

    CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTUDO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS NO SETOR DE SERVIÇOS SOB O ENFOQUE DAS ESCOLAS DE PLANEJAMENTO E DE APRENDIZADO

    Published date: 28/10/2009
    Este artigo tem como foco central o estudo de diversas características presentes em alguns modelos de estratégias, e a possibilidade de apropriação dessas para o setor de serviços, com o intuito de identificar aspectos que possam favorecer a consolidação desse setor. Foram apresentados os conceitos de estratégia empresarial, estratégia competitiva, estratégia de serviços e de modelos de estratégias. Isto posto, escolheu-se a proposta das Dez Escolas preconizadas por Mintzberg (2000) como parâmetro de análise e, nelas, privilegiou-se as escolas de Planejamento e de Aprendizado para análise dos modelos. A seguir, fez-se um detalhamento e um enquadramento dos serviços nos dois modelos básicos de estratégia, de acordo com as componentes Interação/Personalização e Intensidade de mão-de-obra. O resultado evidenciou que a Escola de Aprendizado apresenta características que a tornam mais propícia para otimização do setor de serviços, embora a perspectiva da Escola de Planejamento também apresente vantagens na aplicação ao setor.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal