• Abstract

    A INFLUÊNCIA DE ESTILOS MUSICAIS EM CONSUMIDORES DE LOJA POPULAR

    Published date: 24/07/2012
    A experiência sonora tem sido utilizada com efi ciência para chamar a atenção do consumidor, e pode ser determinante para defi nir o seu humor no ponto de venda. O objetivo do estudo foi investigar a infl uência da variação do estímulo sonoro sobre o consumidor em uma loja de moda popular em uma capital do Nordeste brasileiro. Esta pesquisa se classifi ca como descritiva e explicativa. Além disso, de acordo com Gunther (2006), trata-se de uma pesquisa de campo, sendo, portanto, qualitativa e quantitativa. A pesquisa consistiu de duas etapas, sendo a primeira de caráter exploratório, em que foram levantados os dados iniciais a fi m de se obter uma melhor compreensão do comportamento do consumidor e da sua percepção do ambiente de compra. Na segunda etapa foi realizado um trabalho descritivo com a aplicação de um survey (levantamento). Para tanto foi utilizada a Escala de Julgamento da Qualidade do Ambiente (FISHER, 1974), modifi cada de acordo com as sugestões de Belizzi et al. (1983), e fundamentada no modelo PAD de Mehrabian e Russel (1974). Os resultados da pesquisa foram tabulados utilizando-se o pacote estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Foi feito um teste de correlação nas variáveis observadas. Variáveis com maior correlação passaram por uma regressão linear múltipla (sendo a variável dependente o fator tempo), para verifi car a real infl uência das variáveis independentes sobre o tempo percebido. Foram encontradas diferenças signifi cativas entre os efeitos dos estímulos sonoros sobre homens e mulheres, sendo que estas se mostraram mais sensíveis à mudança no gênero musical. O gênero musical “Forró” apresentou os melhores resultados no que diz respeito à percepção de tempo permanecido na loja e na probabilidade de retorno, para ambos os sexos.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal