• Abstract

    ESTÍMULOS OLFATIVOS INFLUENCIAM DECISÕES DE COMPRA? UM EXPERIMENTO EM VAREJO DE ALIMENTOS

    Published date: 24/03/2010
    Este artigo testa a influência de estímulos olfativos na decisão de compra de consumidores habituais de um estabelecimento varejista alimentício, mediante manipulação de aroma de chocolate no interior da loja. Partindo de uma revisão da literatura, conduziu-se experimento em ambiente de varejo. Aplicou-se levantamento tipo survey, objetivando mensurar a percepção dos clientes que frequentaram a loja com e sem aromatização e o impacto do aroma no volume de vendas. A análise dos dados deu-se mediante utilização de estatística descritiva e análise de variância. Os resultados revelaram aumento de 12% no faturamento, demonstrando a influência desse fator no comportamento de compra dos clientes. O estudo traz importante contribuição gerencial: estímulos olfativos contribuem no incremento das vendas no varejo.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal