• Abstract

    EVIDENCIAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES SOCIAIS POR EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL COM BASE NOS INDICADORES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ONU

    Published date: 21/11/2012
    O Guia de Indicadores de Responsabilidade Corporativa em Relatórios Anuais, da ONU, apresenta indicadores distribuídos em seis grupos: Comércio, investimentos e aspectos relacionados; Criação de emprego e práticas laborais; Tecnologia e desenvolvimento de recursos humanos; Saúde e segurança; Governo e contribuições à comunidade; e Corrupção (UNITED NATIONS, 2008). O presente estudo investiga a evidenciação voluntária de informações sociais, segundo os Indicadores da ONU, de empresas listadas na BM&FBovespa, divididas em 3 grupos: empresas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste; empresas do Sudeste; e empresas do Sul do Brasil. Empregou-se a pesquisa documental e o exame do disclosure social voluntário das empresas, baseando-se na análise de conteúdo. Para identificação da região que detém o maior nível de evidenciação, utilizou-se a análise descritiva e teste de média. Considerando-se que as empresas dos 3 grupos apresentaram como mais e menos evidenciados o mesmo conjunto de indicadores, pode-se dizer que as empresas possuem semelhantes características de evidenciação. Os testes demonstraram que as médias do nível de evidenciação são diferentes para os três grupos, concluindo-se que, estatisticamente, as empresas do Sudeste possuem o nível de evidenciação mais significante que o das empresas do Sul e do que o conjunto das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal