EVIDENCIAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES SOCIAIS POR EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL COM BASE NOS INDICADORES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ONU
Published date: 21/11/2012
O Guia de Indicadores de Responsabilidade Corporativa em Relatórios Anuais, da ONU, apresenta
indicadores distribuídos em seis grupos: Comércio, investimentos e aspectos relacionados; Criação de
emprego e práticas laborais; Tecnologia e desenvolvimento de recursos humanos; Saúde e segurança;
Governo e contribuições à comunidade; e Corrupção (UNITED NATIONS, 2008). O presente estudo
investiga a evidenciação voluntária de informações sociais, segundo os Indicadores da ONU, de
empresas listadas na BM&FBovespa, divididas em 3 grupos: empresas das regiões Norte, Nordeste,
Centro-Oeste; empresas do Sudeste; e empresas do Sul do Brasil. Empregou-se a pesquisa documental
e o exame do disclosure social voluntário das empresas, baseando-se na análise de conteúdo. Para
identificação da região que detém o maior nível de evidenciação, utilizou-se a análise descritiva e
teste de média. Considerando-se que as empresas dos 3 grupos apresentaram como mais e menos
evidenciados o mesmo conjunto de indicadores, pode-se dizer que as empresas possuem semelhantes
características de evidenciação. Os testes demonstraram que as médias do nível de evidenciação são
diferentes para os três grupos, concluindo-se que, estatisticamente, as empresas do Sudeste possuem
o nível de evidenciação mais significante que o das empresas do Sul e do que o conjunto das regiões
Norte, Nordeste e Centro-Oeste.