• Abstract

    RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE DISCLOSURE DO CAPITAL INTELECTUAL E CARACTERÍSTICAS DAS COMPANHIAS LISTADAS NO ÍNDICE BM&FBOVESPA

    Published date: 21/11/2012
    O presente estudo objetivou identificar a associação entre o nível de disclosure dos elementos componentes do Capital Intelectual (CI) e as características das empresas listadas no Índice BM&FBovespa. A amostra deste estudo foi composta por 54 companhias com maior volume de negociação na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). A pesquisa é exploratória e o procedimento de obtenção dos dados foi documental, por meio dos Relatórios da Administração referentes ao exercício de 2009. Para medir o nível de disclosure do capital intelectual utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, por meio da análise de sentenças a partir de uma métrica adaptada com base em estudos anteriores. A associação entre o nível de disclosure e as características das empresas, foi por meio da utilização da técnica de Análise de Correspondência (ANACOR), por meio da qual foram testadas três hipóteses formuladas com base nas variáveis: tamanho, rentabilidade e nível de governança corporativa. Os resultados demonstram que o nível de disclosure do capital intelectual possui associação com o tamanho e o nível de rentabilidade das empresas, já a variável governança corporativa não apresentou associação com o nível de disclosure nas empresas verificadas. No que tange ao ramo de atuação, as empresas do setor de Bens Industriais e Utilidade Pública possuem, em média, as melhores práticas de disclosure voluntário das informações acerca do CI.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal