• Abstract

    O CONSUMO DE ENERGIA DE QUEM PRODUZ ENERGIA: ESTUDANDO O ESTRESSE OCUPACIONAL E SEUS EFEITOS EM GESTORES DE UMA EMPRESA BRASILEIRA DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA

    Published date: 28/05/2014
    Tendo em vista o desafio de se manter em um mercado mais exigente, imprevisível e pressionado pelas frequentes mudanças tecnológicas que impactam na produtividade, o profissional de nível gerencial se insere em uma cultura empresarial em que as pessoas trabalham mais horas e mais arduamente, a fim de atingir o sucesso pessoal e as recompensas materiais. O tema “estresse ocupacional e as tensões decorrentes do ambiente ocupacional” ganha importância e proporções ainda maiores do que em décadas anteriores, pois novas variáveis surgiram e as relações entre elas se intensificaram. Com o objetivo de identificar os principais fatores de tensão no trabalho, bem como diagnosticar o nível de estresse ocupacional na função gerencial em uma organização do setor de prestação de serviços em energia elétrica, a presente pesquisa, descritiva e explicativa, utilizando o Modelo Teórico para Explicação do Estresse em Gerentes – MTEG, elaborado por Zille (2005), apontou a sobrecarga de trabalho acarretada pelo uso intensivo de tecnologias organizacionais, incluindo a realização de várias atividades ao mesmo tempo, aliado ao alto grau de cobrança como algumas das principais causas de tensão excessiva no ambiente de trabalho. Também apontou que 62,9% dos gestores pesquisados apresentam quadro de estresse, variando de estresse leve a moderado a estresse intenso.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal