• Abstract

    A RELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE GERAL DE CURSO E O PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: ANÁLISE DE FACULDADES ISOLADAS

    Published date: 16/07/2013
    O artigo versa sobre um estudo que tem a intenção de apresentar as principais ações que confirmam a relação entre o Índice Geral de Curso (IGC) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na perspectiva do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) no contexto de faculdades isoladas localizadas no sul do estado de Santa Catarina. No escopo teórico, a pesquisa elenca aspectos que contextualizam a estrutura das faculdades isoladas, considerando a expansão proporcionada a partir de 1996 sob o advento da LDB. Elenca, ainda, considerações sobre o PDI e a sua estrutura dinâmica de seus eixos, os quais são responsáveis pelo desenvolvimento das questões operacionais e estratégicas das instituições. O trabalho, ainda em seu escopo teórico, traz assertivas que consideram o IGC um referencial no contexto avaliativo e regulatório, orientando as atividades acadêmicas e administrativas em nível institucional. A metodologia, para tanto, se esmera em uma pesquisa predominantemente qualitativa, considerando uma entrevista semiestruturada, realizada junto aos Procuradores Institucionais das IES em estudo, utilizando um roteiro como instrumento de coleta de dados. A pesquisa também se consolida como descritiva e explicativa no contexto metodológico, traduzida em análises documentais dos PDIs das instituições em estudo. Os resultados permitem concluir, entre outros aspectos, que o IGC traz influência no PPI das Instituições e orienta um processo de reflexão sobre o desenvolvimento institucional.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

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