BARREIRAS AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DE GRUPOS MULTIFUNCIONAIS DE EMPRESAS AUTOMOTIVAS
Published date: 10/03/2015
O artigo traz os resultados de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de casos múltiplos, que teve como objetivo compreender os principais aspectos que dificultam os processos de aprendizagem que ocorrem nas situações de trabalho de grupos multifuncionais de empresas automotivas. Os objetivos específicos buscam identificar e analisar os aspectos que dificultam a aprendizagem grupal, bem como propor um referencial teórico sobre o tema, apoiado principalmente nos estudos desenvolvidos por Amy Edmondson e colaboradores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação não participante e análise documental. Os resultados mostram que as principais barreiras ao processo de aprendizagem estão relacionadas ao individualismo, à subestimação da capacidade alheia, ao excesso de reuniões, à falta de ações de desenvolvimento dos membros do grupo e à desvalorização dos méritos coletivos. As principais limitações correspondem à problemática cultural e de diversidade percebida no processo da aprendizagem no nível do grupo, elementos considerados relevantes para compor a análise do ambiente organizacional, sintetizando, assim, as principais recomendações para pesquisas futuras.