• Abstract

    COMPETÊNCIAS GERENCIAIS EM UMA REDE MINEIRA DE FARMÁCIAS

    Published date: 10/03/2015
    Este estudo descreve como estão configuradas as competências gerenciais em uma organização de serviços farmacêuticos, tendo por inspiração o modelo proposto por Brandão (2009). Realizou-se um estudo quantitativo e qualitativo, cujos dados foram levantados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, bem como tratados por análise estatística (uni e bivariada) e de conteúdo. Os gerentes perceberam a competência de gestão de relacionamento com o cliente como a mais significativa no trabalho que realizam na organização, em especial os indicadores que apontam uma negociação de forma transparente, com acordos satisfatórios para a organização e os clientes. Na análise bivariada, foi constatado que as mulheres se percebem mais competentes do que os homens no que diz respeito ao relacionamento com o cliente. O indicador da competência de gestão de pessoas para administrar conflitos revelou ser significativo, com os gerentes com mais tempo de atuação mostrando-se mais habilidosos quando comparados aos gerentes com menos experiência gerencial. Por fim, a pesquisa evidenciou que o relacionamento entre as competências gerenciais discutidas por Brandão (2009) é forte e com direção positiva, denotando o ajustamento estatístico do modelo proposto por este autor.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal