• Abstract

    A DINÂMICA DAS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS E A CONTRIBUIÇÃO DA APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR BANCÁRIO

    Published date: 10/03/2015
    A revisão da literatura acerca do conceito de Competências Organizacionais (COs) revela a escassez de trabalhos empíricos dedicados à caracterização e à dinâmica interna das CO. Na perspectiva de contribuir com esse debate, o objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar as competências organizacionais mais relevantes para a gestão estratégica de uma empresa que atua no setor financeiro. A metodogia adotada foi o estudo de caso e as técnicas de coleta empregadas foram grupo focal e entrevistas individuais. A análise das informações seguiu as orientações de Bardin (2009). No decorrer da análise das características das duas COs identificadas na pesquisa, constatuou-se que determinadas configurações da abordagem Aprendizagem Organizacional assumiam um papel importante na formação e desenvolvimento destas competências. A apropriação da configuração Aprendizagem na pesquisa, além de auxiliar significativamente à compreensão da dinâmica das competências, abriu espaço para se considerar também o conceito de Rotinas e a projeção de uma Rotina de Aprendizagem para o caso das COs analisadas. As principais contribuições do estudo são a confirmação do método e do instrumental empregados na identificação e caracterização de CO e a articulação da configuração Aprendizagem à dinâmica das CO, o que revelou promissoras possibilidades para estudos futuros sobre o tema.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

Access journal