• Abstract

    MARKETING SOCIAL CORPORATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA A VALORIZAÇÃO DE MARCAS:UM ESTUDO DA PERSPECTIVA DO CONSUMIDOR DE ALIMENTOS DO PARANÁ

    Published date: 13/02/2009
    O artigo aborda implicações da adoção de marketing social corporativo como estratégia para valorização de marcas. Por meio de pesquisa nas seis maiores cidades do Estado do Paraná, buscou-se investigar a percepção dos consumidores de produtos alimentícios das maiores indústrias de alimentos paranaenses com relação às ações em marketing social corporativo. Dois construtos foram considerados para mensuração: valoração na compra e valoração da ação social. Os resultados mostram que os consumidores atribuem pouca importância ao vínculo entre marca e causa social no momento da compra e, ainda, demonstram desconhecimento sobre esse vínculo. Todavia, em situação hipotética de conhecimento, valorizam marcas socialmente responsáveis. Fica evidente, portanto, a necessidade de melhor compreensão por praticantes e acadêmicos sobre o papel da adoção de ações sociais na elaboração de estratégias corporativas, especialmente aquelas vinculadas a marketing. Palavras-chave: Marketing social corporativo. Comportamento do consumidor. Estratégia de marcas.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

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