• Abstract

    A NEGOCIAÇÃO DO ARTESANATO NORDESTINO NOS MERCADOS INTERNACIONAIS

    Published date: 10/03/2009
    O artesanato tem sido visto como atividade marginal sem importância econômica. Porém o mesmo não pode ser dito em relação à sua importância social, já que é grande e crescente o número de famílias que sobrevive desse negócio, em especial em regiões menos favorecidas do Brasil. Um dos fatores que dificulta o crescimento desses pequenos negócios prende-se à comercialização dos produtos acabados. Este artigo analisou o comportamento de artesãos cearenses no processo de negociação para o mercado internacional, investigou o processo de entrada nesses mercados e quais barreiras encontra o artesanato cearense no mercado internacional. Utilizaram-se, como fontes, pesquisa exploratória documenta e análise de dados secundários, obtidos de pesquisa realizada pelo SEBRAE-CE, com 1.527 artesãos e dados primários, coletados por meio de entrevista com 28 sujeitos vinculados ao Centro do Artesanato (CEART) do Ceará. Foi possível concluir que, embora existam entidades voltadas para incentivar a produção e o comércio do artesanato, as práticas de negociação e de entrada nos mercados ainda são rudimentares, e os negociadores desqualificados dificultam o crescimento e a consolidação dessa atividade. Palavras-chave: Artesanato. Negociação. Negócios Internacionais.

Revista Alcance

Revista Alcance is a Brazilian free access journal, published every four months, linked to the Graduate Program in Administration and the Professional Master’s degree in Administration, Internationalization and Logistics Program of the University of Vale do Itajaí – Univali. We seek to publish theoretical-empirical and technological articles in the areas of Business Administration. Different theoretical and methodological perspectives are welcome, as long as they are consistent with and relevant to the development of the area.

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