• Resumen

    FRUGALIDADE, AVALIAÇÃO DE PREÇOS E CLASSES SOCIAIS NO VAREJO DE CALÇADOS

    Published date: 22/07/2009
    O presente estudo analisa a relação entre o construto de frugalidade, avaliação de preços e classes sociais no contexto de varejo. Por meio de uma triangulação de técnicas realizou-se um estudo junto a duas lojas de calçados com público-alvo de diferentes classes sociais. A aplicação da escala de frugalidade revelou algumas diferenças com relação a estudos prévios, com a emergência de três dimensões do construto. A pesquisa evidenciou, ainda, tendência a um menor grau de frugalidade nas três dimensões, na medida em que se desce na pirâmide social, o que implica uma maior disposição para gastar e adquirir produtos; revelando o que pode ser um traço das classes baixas brasileiras no atual contexto econômico do país. Palavras-chave: Frugalidade; Preços; Classes Sociais

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

Access journal