• Resumen

    CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS E A GESTÃO DE VÍNCULOS: UMA ANÁLISE INTEGRADA

    Published date: 28/10/2009
    Um tema emergente nos meios empresariais e de consultoria é a implantação do Shared Services (Serviços Compartilhados), uma nova técnica adotada pelas organizações para aumentar o ganho de eficiência e eficácia empresarial, facilitando a competição em um mundo cada vez mais globalizado. Trata-se de uma aliança estratégica para obter redução de custos e liberação de competências e recursos para aplicação nas atividades essenciais do negócio. Um novo meio de reorganizar os processos para obter ganho em escala e maior capacidade competitiva. Considerando o fator de inovação desta nova prática empresarial, o objetivo deste artigo é verificar, através de um ensaio teórico sobre o assunto, qual a relação da implantação de um Centro de Serviços Compartilhados (Shared Services) e o ganho de valor que as empresas podem obter através da gestão de vínculos entre atividades internas e externas, principalmente com a opção estratégica que a integração horizontal pode representar. O que se pretende é despertar a atenção da comunidade acadêmica para a promoção de estudos sobre este tipo de parceira. Neste sentido, o trabalho mostra o conceito de serviços compartilhados, que é a concentração em uma organização prestadora de serviços das atividades de suporte, liberando as unidades de negócio para atuarem nas atividades foco.

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

Access journal