VoIP: Inovação Disruptiva no Mercado de Telefonia Corporativa
Published date: 24/03/2010
O uso corporativo dos serviços de telefonia vem sendo transformado pelo VoIP (Voice over IP) ao longo dos últimos anos. Trata-se de uma inovação tecnológica significativa que afeta as empresas fornecedoras tradicionais do mercado corporativo de telefonia, seja pela mudança do modelo de negócios ao qual elas estavam acostumadas, seja por possibilitar a entrada de novos concorrentes. O objetivo do estudo foi verificar a aplicabilidade do modelo de inovação disruptiva proposto por Christensen para compreender o que está acontecendo neste mercado, em específico. Para tanto, os autores coletaram e analisaram, de uma forma sistemática, informações e opiniões publicadas pela imprensa especializada sobre o mercado corporativo de telefonia, considerando o momento de turbulência vivenciado a partir da ascensão da tecnologia VoIP. Observou-se que as empresas incumbentes demoraram em reconhecer a ameaça imposta pelos novos entrantes e pela nova tecnologia por eles proposta e, em um estágio posterior, optou-se por estratégias que envolviam a tentativa de migração de seus produtos tradicionais para uma solução híbrida, em uma abordagem de evolução nitidamente incremental. O produto dos novos entrantes, que no início não satisfazia a necessidade dos clientes tradicionais, evoluiu rapidamente, suprindo antes as necessidades do low end do mercado. Isto lhes permitiu adquirir forças para continuar o desenvolvimento de seus produtos, radicalmente diferentes dos anteriormente disponíveis, até que, a partir de dado momento, o produto passou a suprir também as demandas dos clientes mais exigentes, que passaram a ser atendidos com soluções baseadas na nova tecnologia. Percebeu-se, portanto, que o caso analisado não só pode ser facilmente compreendido a partir do modelo da inovação disruptiva de Christensen, como representa um ótimo exemplo da sua eficácia explicativa.