O Processo de Formação de Estratégias Organizacionais em uma IES: Um Estudo de Caso em uma Instituição Privada
Published date: 30/08/2011
Neste artigo teve-se por objetivo verifi car os diversos tipos de estratégias organizacionais que se
formam em uma Instituição de Educação Superior (IES) privada localizada no estado do Espírito Santo.
A fundamentação teórica baseou-se na perspectiva processual da estratégia, onde a articulação entre as
deliberadas e emergentes faz parte de um continuum sob o qual as estratégias do mundo real são formadas
(MINTZBERG, 1978; MINTZBERG E WATERS, 1985). A escolha por investigar as IES como unidade de
análise justifi ca-se pelo fato de serem constituídas por dois subsistemas autônomos, interdependentes e
dissociados: a entidade mantenedora e a entidade mantida (SILVA JUNIOR, 2006). O trabalho justifi case,
ainda, pela ampla regulação governamental imposta ao setor educacional superior, o que coloca as
IES num mesmo patamar estrutural, permeado pelo processo de isomorfi smo institucional (DIMAGGIO;
POWELL, 1983). As informações foram coletadas via análise documental, observação assistemática e
entrevistas semiestruturadas. Os dados foram tratados por meio da análise narrativa (GODÓI; BANDEIRADE-
MELLO; SILVA, 2006). Os resultados obtidos sinalizam que a regulamentação governamental interfere
no processo de formação estratégica da instituição, fazendo com que parte das estratégias deliberadas,
articuladas pelos sujeitos que atuam na mantenedora, passem pelo processo de formalismo (RIGGS,
1964), motivado pelo isomorfi smo institucional.
PALAVRAS-CHAVES: Processo de Formação de Estratégias, Instituição de Educação Superior;
Formalismo.