• Resumen

    INTERNALIZATION THEORY AND THE INTERNATIONALIZATION DECISION BY BRAZILIAN FIRMS

    Published date: 29/11/2013
    Este artigo avalia a aplicabilidade da teoria de internalização da empresa multinacional, baseada na Economia dos Custos de Transação (WILLIAMSON, 1985) e na abordagem de Buckley e Casson (1976), na explicação da internacionalização das empresas brasileiras. O material utilizado compreende duas listas de transações, quais sejam, a lista dos dez principais produtos exportados pelo Brasil e a lista dos produtos das dez principais transnacionais brasileiras. São definidas três dimensões relacionadas aos custos de transação: frequência das transações, incerteza e especificidade de ativos. Os resultados apontam para um índice levemente mais elevado de custos de transação para as transações que são sujeitas ao investimento direto, relativamente à média das exportações, dando assim suporte às predições da teoria.

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

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