• Resumen

    CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS EM MODELO PRÓPRIO OU TERCEIRIZADO: UM ESTUDO COMPARATIVO MULTICASOS / SHARED SERVICE CENTER IN THE IN-HOUSE OR OUTSOURCED MODEL: A COMPARATIVE, MULTICASE STUDY

    Published date: 03/11/2015
    O objetivo desse artigo foi analisar os impactos da implementação de Centro de Serviços Compartilhados (CSC) na estratégia, na estrutura e na gestão de empresas do setor privado, considerando sua configuração de operação como unidade da própria empresa ou como unidade terceirizada. A pesquisa foi de natureza qualitativa, realizada por meio de estudos de casos em duas grandes empresas sediadas em Minas Gerais, utilizando-se principalmente de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 13 gestores. Os resultados apontam que o CSC permite que a empresa foque em suas competências centrais com aumento da vantagem competitiva na sua cadeia de valor, porém a otimização dos resultados e a facilidade no aprimoramento da gestão foram mais notadas em CSC operado pela própria organização, em detrimento ao CSC terceirizado. Palavras-chave: Centro de Serviços Compartilhados (CSC). Eficiência organizacional. Terceirização (outsourcing) de atividades de apoio (back office). Abstract The objective of this study was to analyze the impacts of the implementation of the Shared Services Center (CSC) on strategy, structure and business management in the private sector, considering its operating configuration as a unit of the company itself or as an outsourced unit. The research was qualitative, through case studies in two major companies based in Minas Gerais, using mainly semi-structured interviews conducted with thirteen managers. The results show that the CSC allows the company to focus on its core competencies, with increased competitive advantage in its value chain; however, optimization of the results and the ease of management improvement were most noticeable in the CSC operated by the organization itself, to the detrimento of the outsourced CSC. Keywords: Shared Services Center (CSC). Organizational efficiency. Outsourcing of support activities (back office).

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

Access journal