• Resumen

    ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS CALÇADISTAS: ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA INDÚSTRIA, CAPACIDADES ORGANIZACIONAIS E INSTITUIÇÕES

    Published date: 28/05/2014
    A indústria calçadista brasileira tem perdido sua competitividade no mercado internacional em função da concorrência com as empresas asiáticas. Este estudo visa analisar a configuração das estratégias de internacionalização de diferentes empresas calçadistas brasileiras, com base na análise da influência da indústria, das capacidades organizacionais e das instituições - os três elementos do tripé da estratégia que foi desenvolvido por Peng, Wang e Jiang em 2008. Assim, a análise deste trabalho foi direcionada à compreensão de cada elemento do tripé e sua relação na configuração estratégica das empresas calçadistas ao buscar o mercado externo. Para isso, desenvolveu um estudo de caso incorporado, entrevistando executivos de quatro empresas calçadistas brasileiras. De forma complementar, entrevistaram-se cinco instituições, para ampliar o conhecimento sobre estas entidades e sua atuação em relação às empresas. Os resultados demonstram que, embora as empresas pertençam a mesma indústria e estejam expostas a oportunidades e benefícios governamentais similares, cada um dos casos avaliados possui particularidades em seu processo de internacionalização decorrentes de suas capacidades organizacionais.

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

Access journal