• Resumen

    Relação entre atividades a distância e desempenho do aluno nas avaliações: um estudo em uma disciplina semipresencial de Estatística Aplicada à Administração

    Published date: 18/05/2011
    O objetivo deste artigo é analisar a relação entre atividades à distância em uma disciplina de Estatística Aplicada à Administração e o desempenho do aluno nas avaliações. Confi gura-se como uma pesquisa quantitativa e descritiva, com delineamento por estudo de campo. A análise de regressão revelou que, durante a primeira fase da disciplina, as discussões no fórum e o desempenho nos trabalhos práticos infl uenciaram positivamente o desempenho do aluno na prova. Na segunda fase, apenas um trabalho prático e o fórum infl uenciaram a nota da prova. A análise de cluster identifi cou quatro grupos de alunos com desempenho: excelente, bom, mediano e insatisfatório Os resultados indicam que outras variáveis, além das atividades à distância, também determinam o desempenho do aluno na disciplina. PALAVRAS CHAVE: ensino de estatística; educação à distância; desempenho do aluno

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

Access journal