QUALIDADE EM SERVIÇOS CONTÁBEIS: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DO SETOR DE COMÉRCIO VAREJISTA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Published date: 30/04/2010
A preocupação com a qualidade surgiu em meio ao processo evolutivo estruturado a partir da década de 1960, que alcançou seu auge na década de 1980, quando as empresas começaram a refletir sobre a implantação da qualidade nos processos produtivos. Dessa forma, o objetivo do presente estudo consiste em investigar quais os requisitos de satisfação das empresas do setor de comércio varejista de material de construção no município de Sousa/PB, em relação aos serviços oferecidos pelos profissionais contábeis. Trata-se de um estudo de campo, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. O procedimento estatístico foi composto pelas técnicas de análise fatorial, sendo os procedimentos realizados por meio do aplicativo estatístico SPSS® versão 8.0, e cujo setor de estudo concentra-se nas empresas do segmento varejista do comércio de materiais de construção. A coleta de informações se deu por meio da aplicação de um questionário com assertivas para detectar a qualidade dos serviços contábeis prestados pelos profissionais de contabilidade. Detectou-se que a maioria dos profissionais da contabilidade não está proporcionando às empresas o seu objetivo principal, que é o de gerar informações relevantes para tomada de decisão, fato que pode comprometer a qualidade da prestação do serviço. Diante disso, foram encontrados 3 fatores latentes: o Fator 1 relacionado à confiança, agilidade e interesse em prestar o serviço contábil; o Fator 2 à competência, atualização e ética profissional; e o Fator 3 aos honorários contábeis e informações elaboradas, demonstrando que segundo a percepção dos gestores entrevistados essas são as variáveis que devem ser consideradas como relevantes na prestação do serviço de contabilidade.