• Resumen

    ABORDAGEM GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL / THE COMPETENCE-BASED MANAGEMENT APPROACH IN THE CONSTRUCTION OF ORGANIZATIONAL STRATEGY

    Published date: 03/11/2015
    O presente trabalho buscou como a abordagem Gestão por Competências pode ser aplicada no processo de implementação das estratégias organizacionais, procurando identificar e analisar evidências relacionadas à aplicação do conceito de competência organizacional (CO) no processo de implementação de estratégias. Foi elaborado um framework para compreender a conexão entre as CO e a lógica estratégica organizacional. Para realização da pesquisa, optou-se por uma investigação qualitativa, por meio de um estudo de caso realizado na Marcopolo S.A. Participaram das entrevistas dois diretores e dois gerentes, além de três fornecedores parceiros da Marcopolo, totalizando 1050 horas de entrevistas gravadas. Observou-se que os entrevistados associam o conceito de CO a pontos fortes. Contudo, estes são associados a variáveis de controle ou análise interna para comparação de mercado, não fornecendo a compreensão necessária sobre as reais capacidades da organização. Constatou-se que, apesar da Marcopolo não trabalhar com o conceito de CO, ela possui 5 COs bem definidas: gestão flexível da produção; gestão do desenvolvimento de produto; gestão da marca e gestão de instalação em mercados externos. Além dessas CO já constituídas, identificaram-se outras duas em desenvolvimento. Palavras-chave: Gestão por Competências. Competência Organizacional. Lógica Estratégica. Abstract This study aimed to understand how the Competence Management approach can be applied in the implementation of organizational strategies, seeking to identify and analyze evidence related to the application of the concept of organizational competence (OC) in the implementation of these strategies. A framework was developed to understand the connection between the OC and the strategic logic of the organization. We chose to conduct qualitative research, using a case study carried out at the company Marcopolo S.A. Interviews were conducted with two directors and two managers, as well as three of Marcopolo’s supplier partners, totaling 1050 hours of recorded interviews. It was observed that the respondents associated the concept of OC with Marcopolo’s strengths. However, these are associated with control variables or internal analysis for Market comparison, not providing the necessary understanding of the actual capacity of the organization. It was found although Marcopolo does not work with the concept of OC, it has 5 well-defined Cos: flexible production management; product development management; brand management; and facilities management in external markets. Besides these OCs already established, two more in development were identified. Key-words: Competence Management Approach. Organizational Competence. Strategic logic.

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

Access journal