• Resumen

    CAPACIDADES DE MARKETING E INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: UMA RELAÇÃO PARA VANTAGEM COMPETITIVA

    Published date: 11/05/2016
    O objetivo deste estudo foi verificar a função da intensidade empreendedora e das capacidades de marketing na inovação organizacional e na vantagem competitiva em empresas de serviços. Foi realizado um survey com 480 empresas e utilizada análise estrutural para avaliar as relações entre caminhos. Os resultados apontam que o empreendedorismo é um denominador importante das capacidades de marketing, fornecendo suporte para as teorias das capacidades da vantagem competitiva. Os resultados encontrados ainda sugerem que empresas empreendedoras buscam tanto a inovação tecnológica como a não tecnológica e que ambos os tipos de inovação levam a uma vantagem competitiva. O presente estudo se justifica pela contribuição para a teoria da estratégia de marketing, pelo desenvolvimento, refinamento e testes de medidas para a mensuração do empreendedorismo, das capacidades de marketing, da inovação organizacional e da vantagem competitiva.

Revista Alcance

La Revista Alcance es una revista brasileña de libre acceso, con publicación cua-trimestral, vinculada al Programa de Posgrado en Administración y Programa de Maestría Profesional en Administración - Gestión, Internacionalización y Logística de la Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Buscamos publicar artículos de traba-jos teóricos-empíricos y tecnológicos en las áreas de Administración. Diferentes perspectivas teóricas y metodológicas son bienvenidas, desde que sean consisten-tes y relevantes para el desarrollo del área. 

Access journal