EMPRESAS BORN GLOBAL NO BRASIL E O PAPEL DOS PROGRAMAS DE APOIO À EXPORTAÇÃO
Data de publicação: 19/11/2018
Este artigo teve como objetivo analisar os drivers internos e externos de empresas Born Global com as características de quatro pequenas empresas brasileiras da indústria coureiro-calçadista para identificar o papel dos programas oficiais de apoio na rápida internacionalização dessas empresas. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos com quatro PMEs: Francesca Giobbi, LeatherTec, Gueto Ecodesign e Best Calçados e Componentes. O domínio de ativos intangíveis e únicos, a atuação em nichos de mercado e a orientação internacional dos fundadores foram os principais drivers internos relacionados à rápida internacionalização das empresas. Percebeu-se que os fundadores das 04 PMEs têm conhecimento sobre programas de promoção de exportações, mas esse driver externo não teve impacto na velocidade e no desempenho de internacionalização das empresas. Esse reforça a ideia de que a orientação internacional do executivo está associada ao conhecimento sobre programas oficiais de apoio, mas isso não significaria o seu uso e impacto na velocidade da internacionalização.