• Resumo

    TERRITORIALIZAÇÃO DO COTIDIANO A PARTIR DE INTERVENÇÕES GOVERNAMENTAIS: O CASO DAS ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE (ATIS)

    Data de publicação: 19/11/2018
    Ao articular de forma teórica o avanço sobre espaço e territórios no campo de Estudos Organizacionais com a abordagem sobre o cotidiano, o presente artigo busca compreender como ocorre a territorialização do cotidiano dos moradores de um determinado bairro a partir da produção do espaço urbano por meio de intervenções governamentais com a implantação de Academias da Terceira Idade (ATIs), que surgiram como uma estratégia para promoção da saúde e qualidade de vida, influenciada por um contexto marcado pela transição demográfica. O estudo tem uma perspectiva qualitativa e caráter descritivo. Os procedimentos metodológicos adotados envolveram a pesquisa documental e a realização de trabalho de campo com entrevistas com idosos que frequentam semanalmente uma ATI em um dos bairros de Maringá, PR, município brasileiro onde foi inaugurada a primeira ATI nacional. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Verificou-se que o espaço antes abandonado e sem uso por parte dos moradores do bairro é agora pautado pelas territorialidades cotidianas dos usuários, que o construíram diante de movimentos de apropriação e uso. Destaca-se, também, a intervenção governamental realizada sem impactos negativos para a população, de forma que a mesma apropriou-se de discursos que propagam os benefícios da ATI.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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