• Resumo

    ORIENTAÇÃO PARA COMPARAÇÃO SOCIAL E USO DO FACEBOOK COMO INFLUENCIADORES DA ATITUDE MATERIALISTA DE CONSUMIDORES BRASILEIROS

    Data de publicação: 02/04/2020
    A sociedade contemporânea apresenta comportamentos diretamente orientados para o consumo, em que, dentre os fatores influenciadores desses desejos, tem-se o crescente uso das redes sociais. Nestas plataformas, evidencia-se a ocorrência de comparações sociais entre os seus usuários, sobretudo quando evidenciadas as posses materiais expostas nesses ambientes. Assim, este estudo objetivou avaliar em que grau a orientação para a comparação social mediante o uso do Facebook influencia o materialismo. Ao fim do estudo, a partir de uma pesquisa survey on-line com uma amostra de 530 indivíduo, utilizando como técnicas a Análise Fatorial Exploratória e a Regressão Linear Múltipla, verificou-se o impacto positivo das variáveis comparação social on-line e atividade de uso do Facebook no materialismo, explicando 12,3% das atitudes materialistas.

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal