• Resumo

    ANÁLISE DE USO DE CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE ARTIGOS DE MODA

    Data de publicação: 18/11/2022
    Objetivo: Analisar o processo criativo na percepção dos profissionais de áreas criativas, que atuam em empresas do setor coureiro-calçadista localizadas na região do Vale dos Sinos. Metodologia: Optou-se pela abordagem qualitativa e estratégia de pesquisa de campo, considerando seu caráter exploratório. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo analisado por meio da análise textual discursiva. Resultados: Constatou-se que o processo criativo é constituído de etapas de desejo e motivação intrínseca, preparação, manipulação, geração, verificação e validação de ideias. Contudo, muitos elementos externos, como a pressão para reduzir o lead-time para criar e as responsabilidades sobre o sucesso de vendas e redução de custos, fazem parte do todo que compreende o fenômeno complexo da criatividade no âmbito organizacional. Implicações teóricas: Como os desafios das organizações, estão cada vez mais relacionados com problemas de caráter multidisciplinar, entende-se que o estudo oferece contribuições para incentivar mais pesquisadores a explorar o viés complexo inerente às organizações na temática de criatividade, de forma a auxiliar os gestores para concepção de práticas que podem potencializar a mesma. Originalidade: Existe uma necessidade de aplicação da criatividade ao longo das etapas do processo produtivo quando se refere a indústria da moda, o que se contradiz com as estruturas de moda que, muitas vezes, veem o processo criativo a par do processo produtivo. Portanto, torna-se oportuno contribuir com uma investigação que busca a compreensão da criatividade como fenômeno complexo em empresas do segmento da indústria criativa de moda, mais especificamente nos ambientes organizacionais do setor de calçados, na região do Vale dos Sinos.
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Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

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