• Resumo

    CONSUMER CULTURE THEORY E ASSEMBLAGE THEORY:: INTERLOCUÇÕES E PROPOSTA DE UMA AGENDA DE PESQUISA

    Data de publicação: 14/09/2023

    Objetivo: discutir uma proposta de relação entre Assemblage Theory e Consumer Culture Theory, evidenciando possíveis questões para composição de uma agenda para os pesquisadores de ambas as teorias, a partir de suas interseções.

    Design/metodologia/abordagem: o artigo discute os elementos relevantes de cada uma das perspectivas teóricas, avança na discussão dos pontos de interseção e, por fim, apresenta uma agenda de pesquisa com questões emergentes.

    Resultados: evidenciaram-se muitas oportunidades de se estabelecer uma conversação entre as duas perspectivas, considerando-se as pesquisas em Consumo, especialmente no contexto brasileiro, uma vez que o país apresenta riqueza cultural e diversificada, no que tange a questões históricas, sociais, econômicas e demográficas. A Assemblage Theory constitui-se, conforme evidenciado, numa opção efetiva para fundamentação das pesquisas ligadas à Consumer Culture Theory, por ser adequada para investigação do consumidor e suas relações culturais.

    Originalidade: o artigo joga luz sobre pontos de interseção entre as duas teorias com o objetivo de apontar novos entendimentos de fenômenos sobre o consumo, os quais seus elementos heterogêneos podem permanecer unidos sem necessariamente formar um todo coerente, evidenciando que, antes de entender os fenômenos culturais como gestalts ou organizações holísticas, deve-se considerar uma análise contingencial dos alinhamentos estabelecidos pelos diferentes elementos, moldados recursivamente, que afetam suas relações.

  • Referências

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal