AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL SOB A PERSPECTIVA DOS CONSUMIDORES DE SUPERMERCADOS
Data de publicação: 23/03/2011
Analisa-se neste artigo, na perspectiva do consumidor, a avaliação das ações de responsabilidade social das empresas de médio porte cearenses, mostrando a possível relação entre o resultado dessas ações e a vantagem competitiva. Especificamente, pretende-se: (1) conhecer a opinião do consumidor de supermercados sobre as ações de empresas socialmente responsáveis; (2) saber se essas empresas são ou não mais competitivas e (3) verificar a possível relação entre as ações de responsabilidade social dessas empresas e o respectivo desempenho comercial. Trata-se de estudo exploratório e descritivo quantitativo, por meio de pesquisa de campo via questionários junto a 385 consumidores. Com base nos resultados, pode-se dizer que, para os consumidores, a empresa socialmente responsável é aquela e que se preocupa com os empregados, oferecendo-lhes ambiente físico agradável e seguro, estendendo à família deles alguns benefícios adicionais, tornando-se assim o principal agente na promoção de ações socialmente responsáveis.