• Resumo

    DESENVOLVIMENTO DE GRUPOS EMPRESARIAIS NO BRASIL: UM PANORAMA HISTÓRICO

    Data de publicação: 19/12/2023

    Objetivo: O presente trabalho se propõe a compreender e analisar o desenvolvimento de grandes grupos de negócio, ou Business Groups (BG) no Brasil.

    Metodologia: O artigo é baseado em uma análise histórica centrada na análise longitudinal de casos do contexto brasileiro para desvendar as trajetórias de desenvolvimento de BG.

    Resultados: A análise histórica revela que os BG no Brasil se beneficiaram de falhas institucionais, algumas das quais geradas em momentos de crise, e souberam se aproveitar de dinâmicos arranjos institucionais durante reformas pró-mercado, como por exemplo o uso de incentivos governamentais para alavancar sua participação no processo de privatizações. Consequências dessa capacidade incluem o acelerado crescimento de vários grupos sem a necessidade de pulverização do capital e controle, e a implementação com sucesso de estratégias como integração vertical por meio de aquisições.

    Originalidade e valor: Ao mostrar como os BG surgiram e se desenvolveram no Brasil, aproveitando-se de oportunidades oferecidas por arranjos institucionais locais, o estudo apresenta os mecanismos que explicam a persistência do desempenho superior dos BG ao longo de um longo período de tempo.

  • Referências

Revista Alcance

A Revista Alcance é uma revista brasileira de livre acesso, com publicação quadrimestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística da Universidade do Vale do Itajaí – Univali. Procuramos publicar artigos de trabalhos teóricos-empíricos e tecnológicos nas áreas da Administração. Diferentes perspectivas teóricas e metodológicas são bem-vindas, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento da área. 

Access journal